• Kevin Yan

O problema dos softwares livres


Primeiramente gostaria de dizer que não tenho nada contra softwares livres, na verdade os utilizo muito para várias tarefas, meu ponto aqui é apenas salientar o ponto de vista do empresário/administrador com relação a alguns softwares livres disponíveis no mercado e por quê a maioria deles não emplaca.

Tenho muita experiência no mundo corporativo privado na parte da TI e sempre me deparo com certas opiniões sobre softwares livres que no inicio discordei mas quando eu 'sofri' isso na pele tive que dar o braço a torcer.



Suporte


O primeiro e mais gritante critério que podemos analisar é a famigerada questão do suporte, como analista de infraestrutura me deparo com diversos tipos de problemas com os quais naturalmente tenho que resolver mas precisando na maioria das vezes da ajuda da internet obviamente. Com softwares livres temos um conteúdo imenso de troubleshooting que nos ajuda bastante, os próprios fabricantes desses softwares fazem questão de postar documentações atualizações o que agradeço muito! Porém como havia dito no início do texto a partir do ponto de vista do empresário/administrador a banda não toca nesse ritmo. O que o empresário busca é algo que literalmente não dê problema, mas quanto mais deixamos complexa uma aplicação, utilizando todas as suas funções por exemplo, mais há chances de que problemas ocorram e quando ocorrem, o empresário obviamente não sabe resolver e precisa de analistas/técnicos para isso.

A questão é que geralmente softwares gratuitos são mantidos por poucos analistas, isso torna o empresário "refém" do analista, a empresa que não possui processos de documentação bem estruturado, bases de conhecimento entre outros

aditivos pode ser muito prejudicada por problemas que podem surgir sem essa organização toda.

Agora pensem como um empresário, voce prefere pagar R$0,00 reais por um bom software que vai trazer resultados mas você pode ficar na mão de um ou dois analistas que sabem atuar nele ou prefere pagar um software para ter uma empresa por trás que presta suporte assinado em contrato tudo bonitinho ? Ah mas tem muitas empresas que prestam suporte pra software gratuito! Com certeza tem, mas aí estamos saindo do cenário zero reais e ainda por cima existem muitas empresas que cobram valores altos somente pelo suporte que daria pra pagar o suporte e o produto de concorrentes, vide suporte do openstack vs vmware.

Não estou generalizando aqui, existem muitos softwares gratuitos que realmente ganharam o mercado e seu uso é indiscutível como o Apache por exemplo.


Preço


Outro fator importante é que o preço não morde. Existem vários softwares com diversas funções que são relativamente baratos, além de ter todo esse background informado acima.

Trabalho com um software chamado SOS Backup (não é jabá), ele é um software bem básico para backup porém faz backup de máquinas virtuais via vmotion até de clusters de VMware o que é incrível pelo preço que cobra. É óbvio que como analistas preferimos softwares x, y que tem funções A e B. Mas o empresário tem foco em outros pontos que as vezes esquecemos como custo, menos burocracia, contrato formalizando o suporte entre outras coisas.


Funcionalidade


E por ultimo e o mais obvio é a funcionalidade, por mais que existam apaches da vida há vários softwares livres que ainda carecem de funcionalidades boas ou até de um modo melhor para configurar, ainda acho esse segundo quesito mais gritante.

Por exemplo, já utilizei muito o zabbix e é um software de tirar o chapéu, documentação nota 10, funcionalidades ótimas mas convenhamos que é muito chato de configurar coisas simples e se você não acha chato é por que não viu o quanto mais simples pode ser uma configuração de um software de monitoramento.

Atualmente uso um software pago chamado WhatsUp Gold ele é bem desconhecido

porém é simplesmente incrível, voce adiciona um ativo todo monitorado em 5 cliques, é incrível a forma que ele lida com os ativos que precisam ser monitorados, suporta scripts em powershell, vbscript e javascript além dos relatórios que são ótimos (lembrando que relatório bom no zabbix só com grafana).












0 visualização

©2019 by Ping Tecnologia. Orgulhosamente criado para você